10 formas de evitar que a chapinha danifique seu cabelo!

By Claudiana - maio 06, 2018



Olá meninas, tudo bom?

Muitas de nós não conseguimos mais se sair da chapinha, mas sabia que ela pode ser nossa amiga, e nossa pior inimiga?
Sim, pois ela é uma fonte de calor, que pode tirar a água do nosso cabelo, e nosso cabelo sem essa água se torna uma verdadeira palha. Ressecado, quebradiço, cheio de frizz, pontas duplas, áspero, opaco; Essas são algumas causas que o uso indevido da chapinha pode causar.

Mas calma, eu vim te salvar, existem formas que podem ajudar e prevenir que essas causas apareçam. Vamos lá.

10 FORMAS DE EVITAR QUE A CHAPINHA DANIFIQUE SEU CABELO! 

#1 - NUNCA UTILIZE A CHAPINHA NO CABELO MOLHADO/ÚMIDO. 
Eu sei, eu fazia isso também, as vezes na pressa, pois queremos dar uma arrumadinha na franja ou nas pontas, acabamos passando a chapinha sem ter a paciência de que fique totalmente seco!
Convenhamos que o resultado final fica péssimo, além de queimar nossos preciosos cabelos! #cry

#2 - NUNCA UTILIZE A CHAPINHA EM ALTA TEMPERATURA. 
Algumas chapinhas vão até 230°C, mas esse uso é para uso profissional em tratamentos com queratina, por exemplo. Você consegue fazer mais rápido com a chapinha em alta temperatura, porém o estrago é mais rápido também. Procure ficar entre 150º-180ºC, o fator alisamento não é determinado por quanto o fio aquece, mas sim da forma (esticado) como ele esfria.

#3 - EVITE USAR CHAPINHA EM TEMPERATURAS MUITO BAIXAS TAMBÉM.
Se usar em temperaturas muito baixas, vai ser preciso passar várias vezes, em cada mecha até que fiquem lisas, o que pode causar dano e você perde muito tempo. É melhor manter temperaturas médias. Geralmente cabelos finos alisam em temperaturas menores que cabelos grossos, use o bom senso.

#4 -  USE PROTETOR TÉRMICO.
Mesmo que você use a temperatura certa, é importante que use o protetor, pois ele faz uma enorme diferença, ele cria uma barreira entre seu cabelo e o calor, assim, protegendo os fios. Ele evita a desidratação e degradação no cabelo. 

#5 - UTILIZE MOUSSE E DEFRIZANTE.
Fazer isso é legal, usar um mousse que vai proteger e manter os fios no formato que você quer. Se o objetivo é fios muito lisos é interessante usar um defrizante, os fios ficam lisos com menos 'passadas de chapinha'' e mantém o efeito por mais tempo. 

#6 - SEPARE MECHAS PEQUENAS. 
Passando por mechas grandes, o cabelo pode não alisar direito, e vamos ter que passar mais vezes. Em mechas pequenas, além de ver se o cabelo não está fazendo nózinhos, podemos nos certificar de que alisamos todos.

#7 - NÃO UTILIZE ÓLEOS OU MANTEIGAS ANTES DE FAZER A CHAPINHA.
O que acontece se colocarmos óleo/manteiga no fogo? FRITA! você não vai querer fritar seus cabelos não é mesmo?! A gente percebe que que está fritando, quando dá aqueles estalinhos, acontece o mesmo com o cabelo molhado.

#8 - LIMPE SUA CHAPINHA.
Os produtos de cabelo podem ir se acumulando na chapinha e isso pode sim causar danos ao cabelo. Limpe a chapinha, desligada e completamente fria, com um pano com água norma ou álcool. Pode usar um cotonete para limpar espaços pequenos.

#9 - CUIDADO COM AS CHAPINHAS ANTIGAS
As chapinhas antigas podem ficar com defeito, assim desregulando a temperatura. É ideal que você pare de usar sua chapinha, se o cabo dela estiver com fitas, ou se ela ficar desligando e ligando sozinha. 

#10 - MANTENHA UMA ROTINA DE CUIDADOS COM OS CABELOS.
Apesar de você seguir todas essas dicas, é importante que siga um cronograma capilar, para seu cabelo nunca ficar faltando alguma coisa. O cabelo precisa repor a hidratação, nutrição e reconstrução que perdemos todos os dias, ainda mais com o uso da chapinha. 

    Viu como pode manter seu cabelo lindo usando chapinha?!   






  • Share:

You Might Also Like

1 comentários

  1. Sou mais usar secador de cabelo, já tenho cabelos lisos mas sei que uma chapinha ia ajudar com os fios rebeldes da franja. Adorei as dicas.

    De uma passada no meu blog também.. 35+.
    http://miriambrum.com.br

    ResponderExcluir